Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os Clones do Nintendinho no Brasil (NES/Famicom) - Parte 1

Todos nós sabemos que o NES fez muito sucesso na era pós-Atari 2600 e que salvou o mundo dos vídeo games, isso temos que tirar o chapéu! Mas tudo tem faz sucesso aparecem mais tarde os seus genéricos, todo mundo sabe que um console quando está em alta, como atualmente os da geração atual como Xbox 360 com/sem o Kinect, PlayStation 3, Zeebo e Nintendo Wii, os preços deles são bastante salgados numa pesquisa de preço os mais em conta em 1º lugar o Zeebo e 2º Wii, fora o PS 2 que ja está saindo de linha que já está num preço mais acessível. Nos anos 1980 os consoles era muito caros, alias sempre foi caro desde que me entendo como gente mas era bem mais alto o custo, tudo porque naquela época o dólar era mais caro, o Brasil não saia das inflações, os anos 1980 para muita indústria foi uma década perdida e produto importado sempre chegava aqui com mais de 5 anos de atraso de lançamento. Para vocês ter uma idéia o Nintendinho só chegou aqui oficial em 1993, ou seja 10 anos depois (repito 10 anos), aqueles que tinha um Nintendinho em casa antes de 1993 por que algum parente ou ele mesmo trouxe dos EUA, vendeu ate razoavelmente bem mas foi descontinuado porque Super Nintendo tinha acabado de ser lançado para o mercado mundial e a Era 8-bits já havia chegado no fim.
Quem não jogou no Nintendinho com certeza jogou em algum console clone, o Nintendinho pode ate chegado aqui no Brasil em 1993 mas os seus clones mesmo ja estavam ai no mercado brasileiro desde 1989 e ate hoje é vendido. Os primeiros clones do NES (Famiclones) foram Top Game VG 8000 da CCE, Dynavision II da Dynacom, Phantom System da Gradiente e o BIT System da Dismac, esse o ultimo copiava o caixotão do NES. O Top Game e o Dynavision II usavam o cartucho de 60 pinos (padrão do Famicom/ou conexão japonesa) e o Phanton System e o BIT System usavam cartucho de 72 pinos (padrão NES/ou conexão americana). Os clones mais vendidos eram no Brasil eram o Dynavision II e o Phanton System, o mais engraçado de tudo que a Gradiente, a fabricante do clone Phanton System, foi a empresa que trouxe a Nintendo para o Brasil junto a Brinquedos Estrela criando a Playtronic numa parceria de importação e venda desse console para o mercado brasileiro. Sabe se lá porque a Nintendo nunca processou a Gradiente e principalmente pela cara de pau de fazer uma parceria com ela mesmo clonando o seu console! Atualmente quem ainda continua no ramo dos Famiclone é a Dynacom com seu Dynavision Xtreme, Dynavision Wision
Até o Atari 2600 teve o seu clone que era o Dynavision I, essa pratica de clonar os video games foi muito utilizada nos anos 1980 com a Lei de Reserva de Mercado pois era uma forma de proteger a indústria e a economia brasileira. E também barateava (não muito) a venda dos vídeo games no Brasil, só assim os vídeo games da 3ª geração (8-bits) foram divulgados no Brasil.
A pratica de clonar o NES não é só exclusivo aqui no Brasil, existem Famiclones na Rússia, Paraguai, África do Sul, em vários países Europeus e até mesmo nos EUA.

Vamos falar dos clones mais conhecidos aqui no Brasil

Phantom System (Gradiente): O fantasma brasileiro lançado em 1988, que fez muito sucesso com a garotada nos final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990, foi um clone bastante popular e o mais pedido de presente pelas crianças. Sua conexão de cartucho era compatível com NES americano(72 pinos), o desing do Phantom era do Atari 7800, que ia ser lançado no Brasil mas por causa impopularidade do Atari 5200 a Gradiente resolveu desfazer o negocio com a Atari, reutilizando a carcaça do Atari 7800 e copiou o modelos dos controles do Mega Drive (SEGA). Uma curiosidade que a Gradiente junto com Estrela foi a representante oficial da Nintendo no Brasil, a empresa era a Playtronic Industrial Ltda. Comunidade no Orkut sobre o Phantom System

Phanton System
(Reparem no design do console e dos controles,
eram cópia respectivamente do Atari 7800 e do Mega Drive)


Controle do Mega Drive


Atari 7800



Top Game VG 8000: Lançado pela CCE em 1989, foi um clone da Geração 8-Bits, compatível com cartuchos de 60 pinos (Famicom) mas graças a um adaptador era possível jogar com os cartuchos de 72 pinos (NES). Esse console não fez muito sucesso quanto a versão sucessora devido ao design do controle, que tornava cansativo jogar com os joysticks, logo foi encerrada a produção em 1990 com a chegada do modelo VG 9000.

Top Game VG 8000
(Impopular devido ao design do seu joystick)


Top Game VG 9000: Lançado pela CCE em 1990, era o único console que possuia duas entradas de cartuchos para o padrão 60 pinos e 72 pinos sem o auxilio do adaptador, sofreu mudanças em relação a versão anterior, agora o joystick tinha o botão direcional e era mais fácil para jogar.


Top Game VG 9000
(Único console-clone brasileiro com dupla entrada de cartuchos
sem o uso de adaptadores)

Aqui vai uma comunidade do orkut do Top Game só clicar no nome!

Essa foi a primeira parte, infelizmente confesso que estou com preguiça de terminar então coloquei em 2 partes o post, em breve a 2º parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário