Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Atari 2600: Ícone dos games nos anos 1980

Você que é maior de 25 anos deve saber o que é um Atari 2600, a Atari foi o grande precursor do vídeo game domestico pelo mundo, a sua entrada foi com o Pong (1972) e também para arcade (fliperama). A história do console mais vendido no mundo, ultrapassado pelo NES (1983), começou em 1977 quando a Atari lança o seu 2º console o Atari 2600 projetado por Jay Miner, foi o primeiro console com uso de microprocessadores e cartucho para rodar os seus jogos. Esse console fez muito sucesso no mundo e principalmente aqui no Brasil, com a chegada em 1983, seu sucesso durou ate a chegada dos vídeo games da geração 8 bits (3ª geração). Muitos jogos foram lançados pela Atari, com vários jogos baseados em filmes, ação, esportes e entre outros. Entre os jogos da Atari, o mais conhecidos são o Enduro, Pitfall, River Rider, Atlantis, Space Invaders, Pac-Man e ET, o Extraterrestre. Desse jogos da Atari lembro ter jogando Pitfall, Enduro e Space Invaders (o meu predileto é o Pitfall acho massa o sonzinhos que o jogo faz XD).
Só infelizmente nem tudo nessa vida é flores! A Atari temos que admitir foi um grande precursor dos vídeo games domésticos mas também quase acabou com a indústria dos vídeo games. Digamos que a Atari cometeu um sério erro em achar que era inabalável e que nenhuma empresa de vídeo game chegaria aos pés dela (e chegou, a Nintendo que o diga!), ate a Nintendo chegou a cogitar um acordo com a Atari em lançar um console em parceria mas infelizmente a Atari não deu ouvidos para a Big N, e disse que o Famicom não iria fazer sucesso por ter jogos infantis! (Não acreditou? Leia mais uma vez). Eu sinceramente hoje em dia se fosse o dono da Atari estaria com remorso! Erros, ate a Nintendo também já caiu nessa besteira com Sony na época de lançar o PlayStation! (Isso fica em outros posts).
Enfim... voltando... A Atari com seu complexo de superioridade começou a decair com os seus jogos, lançado cada dia um jogo chato e repetitivo, alias foi lançados milhares de catálogos e pouquíssimos fizeram sucesso. A pior mancada foi o lançamento do jogo E.T, o Extraterrestre, foi um jogo muito bem vendido e também bastante criticado pela sua jogabilidade, fazendo que os seus consumidores fossem na loja e devolvendo o jogo e pedindo o seu dinheiro de volta. A Atari apostando com o sucesso do filme E.T, o Extraterrestre, criou um jogo as pressas e feito de qualquer jeito lançado para o seu mercado consumidor, achando que no Natal de 1982 com a venda do console e o jogo, faria um grande sucesso, na verdade o que aconteceu o jogo ficou encalhado nas lojas, cerca de quase 5 milhões de cartuchos para se ter uma ideia! Esse jogo foi o motivo do Crash de 1983 dos Vídeo Games. Reza lenda que para desfazer do mal feito, feito do jogo ET, que a Atari contratou uma empresa para incinerar os jogos e enterrar os jogos encalhados num deserto no Novo México,EUA. Alguns desmentem essa lenda urbana, pois o jogo ainda é encontrado para venda em lojas estrangeiras.
O Atari 2600 também ficou sendo vendido por mais de 6 anos no Brasil, mesmo após o seu lançamento original no mundo sendo descontinuado em 1989, e o console acabou virando um fantasma para Atari, pois outros consoles lançados pela empresa não fez tanto sucesso como 2600 e também com os Consoles Master System e Famicom no mercado e com os gráficos superiores ao Atari 2600 e 5200, ficou muito difícil da Atari ficar páreo a páreo com as novas gigantes do mercado de video game.
Finalizando, sem dúvidas o Atari 2600 foi um grande marco para a indústria dos vídeo games e fez muito sucesso, principalmente com os jovens brasileiros da década 1980. Eu nunca joguei num Atari 2600 por falta de oportunidade mesmo, mas já vi um Atari 2600 na minha frente mas não fazia ideia que era um vídeo game, era bem esquisito na minha opinião, naquela época único vídeo game para mim era o Super Nintendo, alias achei um Atari 2600 no lixo e que funcionava, como não fazia ideia como ligava aquele troço acabei achando um comprador que me comprou por 15 reais (em 1996, ter 15 reais era como ter uns 80 reais na sua mão) e saiu feliz da vida e eu sem entender nada, achei que ele era um otário em ficar um vídeo game velho e sem graça, com certeza aquele otário foi a pessoa mais feliz do mundo, porque foi um brinquedo que fez a alegria da geração 1980. Se eu achasse hoje em 2011, não iria me desfazer ele.
Por que com certeza foi um grande sucesso o Atari 2600, bom ouvi dizer que houve um relançamento do Atari 2600, quando este completou 30 anos (alias 33 anos) foi publicado no site Adrenaline (clique aqui para ir na reportagem) em abril de 2010, com o visual mais moderno o console e de brinde uma camisa da Atari na época da promoção. E se não conseguir o console relançado pode reviver os jogos em flash em vários site na internet, eu mesmo já joguei uns jogos e ate mesmo o ET e emula muito bem os joguinhos, é só jogar no Google e achar o site certo e reviver o passado.
Como diz o ditado: Recordar é viver! E por hoje é só pessoal!



Atari 2600 ligado
(Jogo Space Invaders)


Atari 2600 e seus cartuchos e componentes


Atari 2600 Jr.
(Edição lançada somente nos EUA)


Propaganda da Atari 2600 (1980)



Versão 2010
(Edição de Aniversário do Console)

Nenhum comentário:

Postar um comentário