Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A História do Mega Drive - Parte 3

O Mega Drive no Brasil e sua sobrevivência na Tectoy .

Se no Japão o Mega Drive fez uma marolinha, no Brasil foi o videogame mais aguardado da época, nessa época os clones do NES e o Master System fazia muito sucesso entre as crianças, já que o console da Nintendo oficialmente não era vendido no Brasil. Então foi mamão com açúcar lançar o Mega Drive no Brasil já que o Master System teve muito sucesso de vendas. E a Tectoy (a representante oficial da SEGA no Brasil) fez muita propaganda em cima do Mega Drive e pelo fato dele ser de uma geração avançada, fazia-se muita propaganda pelo fato dele ter o processador de 16 bits.
A Tectoy assistencializou muito o Mega Drive, criou um clube para quem comprava o console que foi o Mega Club, o formulário vinha junto com console e você enviava para os Correios com seus nome e dados cadastrais recebia um informativo bimestralmente com dicas e lançamentos de jogos. 
E mesmo passando 22 anos do lançamento do Mega Drive no Brasil, ele é ainda vendido pela Tectoy assim como o Master System. Hoje não ele não possui mais a entrada de cartucho, mas vem com os jogos gravados na memória. Existem trocentas versões do Mega Drive 3 lançado desde 1997 até os dias atuais, ainda por cima, o Mega Drive 3 foi redesenhado para ficar "mais moderno" e infelizmente não temos a entrada de cartucho no console, o que causa uma certa frustração por conta dos gamers mais antigos. Hoje temos a "quarta" versão do Mega Drive, que agora vem com uma guitarra e novos jogos para o sistema.

File:TTMD Box Front.jpg
Mega Drive

File:TTMD2 Sonic1 Box Front.jpg
Mega Drive II

Mega Drive III

File:TTSMD3 10G Box Front.jpg
Super Mega Drive 3 vinha com cartucho de 10 jogos (lançado em 1996)

File:SMD3 BR Box Front SdM.jpg
Super Mega Drive 3 com jogo Show do Milhão (lançado em 2000)

File:TTSMD3 30G Box Front.jpg
Super Mega Drive 3 com 30 jogos na memória.(2002)




File:TTMD3 71G Box Front.jpgFile:TTMD3 71G Box Back.jpg
Super Mega Drive 3 com 71 jogos na memória. (2003)
Na cor branca, foi o ultimo modelo de Mega Drive da Tec Toy com entrada para cartucho



File:TTMD3 81G.png

Mega Drive 3 (2006) 
Lançado sem a entrada para cartucho


File:Mega Drive 3 Tectoy.jpg

Tectoy Mega Drive 3
Lançado em 2008 com novo visual, abandonando o estilo Genesis II


File:Mega Drive 4.jpg
Mega Drive 4 com Guitar Idol

Mega Drive Portatil


Genesis 3: Majesco prolonga a vida do Mega Drive

Enquanto no Japão, o Mega Drive foi descontinuado desde o lançamento do Sega Saturn, a Majesco ainda quis dar uma sobrevida ao Mega Drive ou melhor o Genesis. Então foi lançado em 1998 com o preço de US$ 50 e depois o preço baixou para apenas US$ 19,90. Essa versão não tinha compartibilidade nem com o Sega CD e nem com 32X.


Genesis3.jpg

Bonus Track
O clone do Mega Drive!!!

Em 1994 a Dynacom, aquela empresa que fabrica consoles clones da Nintendo e do Atari, resolveu ter a brilhante ideia de fazer um clone do Mega Drive. Até anunciar numa exposição de artigos eletrônicos que teve em São Paulo ela anunciou e fez bastante propaganda para o "novo" console estava para lançar.
O Megavision era até melhor tecnicamente que o Mega Drive 3 lançado também naquela época, até suprimia as perdas na qualidade do som e da compatibilidade com o Sega CD e o 32X. Alguns gamers até arrisca a dizer que o clone é melhor que o próprio Mega Drive 3 da Tectoy em termos de hardware. O clone poderia usar tanto padrão americano ou japonês, também era retrocompativel com os cartuchos do Master System através do adaptador que vinha junto com o console.
Só que a Tectoy barrou a fabricação dos Megavision, alegando ser o distribuidor oficial dos console da Sega e moveu um processo contra a Dynacom. Com isso os Megavisions teve ser retirado das lojas, poucas peças foram vendidas e sendo assim tornando um item bastante raro e caro para quem é colecionador de games.


Megavision 

Encaixe para o Sega CD

chave de desbloqueio

Adaptador de cartuchos para Master System


Encarte de propaganda do Megavision

Bônus Track 2
Alguns periféricos lançados para o Mega Drive

ActionChair.jpg
 Sega Action Chair

File:Sega Activator.jpg
Sega Activador

File:ArcadePowerStick MD JP.jpg
Sega Arcade Power Stick

File:MDKeyboard.JPG
Mega Drive Keyboard


Megamouse.jpg
Sega Mouse

File:Menacer.jpg
Sega Menacer



Concluindo...

Temos que admitir que o Mega Drive foi o console da SEGA que foi mais vendido e de maior vida longa. E também muitos jogos que marcaram uma geração como Sonic The Hedgehog, Castle Of Illusion, Columns, Michael Jackson's Moonwalker, Golden Axe e outros. E que também modificou o jeito de jogar. O console foi revolucionário e foi muito a frente do seu tempo. E conseguiu tirar o reinado da Nintendo durante 3 anos e fez que as empresas desenvolvedoras de software saíssem do monopólio da Nintendo e se expandir para outros criadores de videogames.


Não é só de Sonic que o Mega Drive vive...

Existem excelentes jogos para Mega Drive que vão muito além dos jogos da série Sonic The Hedgehog. Pelo menos alguns que marcou o Mega Drive na minha opinião:


Altered Beast


Golden Axe


Alex Kidd in Enchanted Castle


Kid Chameleon


Mickey Mouse starring: Castle Of Illusion


Phantasy Star


Shinobi


Street of Rage


Quackshot


World of Illusion


Street Fighter II


Mortal Kombat


Ristar


Aladdin


Mickey Mania


Michael Jackson's Moonwalker


Columns


O Rei Leão (The Lion King)



Não deixe ler a parte 1 e a parte 2 da História do Mega Drive!!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário