Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Sonic CD: Algumas Analises

Oi Galera!
Voltando ao blog... venho falar jogo do ouriço azul cobalto (fazendo as palavras do site Planeta Sonic xD) que é o Sonic The Hedgehog CD ou se preferir Sonic CD, foi lançado oficialmente em 23 de setembro de 1993 para o sistema Sega CD/Mega Drive e posteriormente em 1995 para os computadores. E em dezembro de 2011 foi relançado para PC, Xbox Live, PSN, Mac OS, iOS.

O Enredo...
O enredo do jogo é o seguinte: Em Little Planet, o Dr. Robotnik (Dr. Eggman) cria uma réplica robótica do Sonic, o Metal Sonic, que captura uma jovem ouriça rosa chamada Amy Rose (muitos acham que a Amy Rose foi criada em Sonic Adventure mas na verdade nasceu também, assim como o Sonic, na era 16 bits), cabe ao nosso herói Sonic salvar a Amy Rose e por fim os planos maléficos do Dr. Robotnik (Dr. Eggman).
O jogo é divido em quatro tempos: passado, presente, futuro bom e futuro ruim. Maaas... para o jogo terminar bem, tendo o futuro bom, temos que passar pela placa "Past" e o Sonic tomar um impulso na velocidade sonica e fazer a viagem ao passado para destruir as maquinas produtoras de robôs nos atos 1 e  2 das fases (eu não lembro quais dessas fases seria! Mas darei uma pesquisada na net =P). No caso não você não destruir essas máquinas, você vai zerar o jogo no futuro ruim (fui descobrir isso depois... u.ú). É zerei Sonic CD com o futuro ruim e o Eggman rindo da minha cara. =P
Bom o jogo é divido em 7 fases e 3 atos em cada fase, ao mesmo estilos do primeiro e segundo jogo do Sonic.

A historia do Jogo...
Só queria agradecer ao site Power Sonic, lendo um detonando do Sonic CD criado por Skar, vou tomar a liberdade de copiar e colar a história (admito! pronto falei! =P), que nem eu tive a sensibilidade de perceber a historia e dialogo no jogo! Achei muito legal e interessante para postar!

Vai aqui que foi escrito por Skar! =)

“Sonic, para onde você está indo agora?”

Sonic o Ouriço olhou por cima dos ombros e viu Amy, a jovem ouriço que estava correndo a toda velocidade.

“Ao Never Lake”, ele respondeu.

“Por quê ao Never Lake?”

Sonic diminui um pouco sua velocidade para poder explicar. “Já ouviu falar sobre o Little Planet?”

“Não é aquele pequeno planeta que orbita ao redor de Mobius?” Amy perguntou. “Aquele que possui pedras especiais que alteram o tempo e mudam tudo ao seu redor? Eu ouvi dizer que este planeta está cheio de lugares que são completamente ignorados pelo tempo!”

“Sim. No último mês de cada ano, o Little Planet aparece acima do Never Lake. Estamos nesta época agora, estou indo ver isto. Eu aposto que a viagem pelo espaço será excitante!”

“Com todas aquelas Time Stones, eu aposto que você tentará ultrapassar o tempo!”

Sonic não respondeu, apenas sorriu com os olhos brilhando.

Quando eles chegaram ao Never Lake, o Little Planet, estava lá como o esperado. Mas algo estava errado. Ao invés de altas árvores e lindas flores, havia apenas areia seca e pedras rachadas. O planeta estava preso a uma rocha por uma gigantesca corrente, e sua superfície estava coberta por um metal brilhante.

“O que aconteceu?” Amy espantou-se.

Antes que Sonic pudesse responder, algo passou por sobre eles. Amy gritou como se tivesse sido capturada, então ela e seu raptor desapareceram em um feixe de luz azul!

“Mas o que – Amy!”

Não demorou muito para Sonic perceber o que havia acontecido. “Este deve ser mais um dos truques do Dr. Robotnik!”

E era! Assim que descobriram a localização do Little Planet, o maligno Dr. Robotnik e seus robôs foram imediatamente para lá o transformando em uma gigantesca fortaleza. Quando Robotnik avistou Sonic se aproximando, ele enviou sua geniosa invenção, Mecha-Sonic, para capturar Amy e colocar seu arquiinimigo em perigo.

“Que conveniente!” Robotnik gritou, saltitando como uma maléfica bola de borracha. “Desta vez meus conhecimentos científicos acabarão com você! Quando eu conseguir todas as Time Stones, serei capaz de controlar o tempo e dominar o mundo! HO, HO, HO, HO!”

Sonic parou em uma rocha e pensou. Robotnik tem controle sobre o Little Plantet. Ele mantém Amy como sua refém, e em breve terá as Time Stones... Mas não se Sonic pegá-las antes! 

Sua aventura no Little Planet será muito mais excitante e perigosa do que ele planejou. É hora de agir!

Escrito por Skar


Link original:  Power Sonic



Tela Inicial

E são as seguintes fase: Palmtree Panic Zone, Collision Chaos Zone, Tidal Tempest Zone, Quartz Quadrant Zone, Wacky Workbench Zone, Stardust Speedway Zone e a ultima fase Metallic Madness Zone.

As Fases do Sonic CD

Palmtree Panic Zone: Me faz lembrar um pouco a fase Green Hill de Sonic 1, o passado e o presente são quase similares, o unico diferencial que as palmeiras da fase fica com aparência mais rudimentar. A fase é muito legal de se jogar e fácil, por sinal. A parte que me faz viajar quando Sonic sobre numa espécie de loop que tem um propulsor para ele correr mais rápido. Nessa fase você conhece os novos movimentos do Sonic e novo ataque do Sonic, o Peel Out, que o Sonic corre e suas pernas forma o simbolo do infinito.
Tomar sempre cuidado com os badnicks, principalmente os que lembra mosquitos, pois pode acertar o Sonic fazendo perder seus aneis e até mesmo a sua vida, e derrotar o Robotnik (Eggman) nessa fase, no 3º ato, é facim, facim! xD
Para mim essa fase é um bom prelúdio para o jogo e mostrando o potencial que o jogo tem.

Sonic Peel Out

Collision Chaos Zone: A fase é composta por molas, amortecedores e aqueles trequinhos de pinball, tem hora que fica louco para passar logo dessa fase de tão chato, ficar pulando para lá e para cá. Essa fase lembra o Casino Night de Sonic 2, e nessa fase que o Metal Sonic captura a Amy Rose, assim dá o inicio da perseguição do Sonic com Metal Sonic. No passado, o lugar é cheio de vida e floresta e com o céu alaranjado. No futuro ruim, o local é abandonado e no futuro bom é um lugar mais evoluido tecnologicamente. E no terceiro ato, o chefe é mais chato de se derrotar, pois o Sonic cai numa especie de pinball e você tem se matar de controlar o Sonic e as paletas do Pinball para ele não caia nos espinhos e acertar o Eggman.

Tidal Tempest Zone: É maldita fase aquática do Sonic, eu particularmente odeio essas fases aquáticas nos jogos do Sonic. Pois ele fica lerdo e não dá para ele correr direito, ah fora é uma dificuldade para achar monitores de bolha d'água, eu acho nem tem nessa fase, para ele não depender das bolhas de ar. Ah sim tem procurar aquelas fontes de bolhas de ar para o Sonic não se afogar. Ou seja você nem explora direito o jogo com medo de perder uma vida já que limitado o tempo do Sonic debaixo d'água. Ah porque você não viu a m*rda do ato 3, para vencer o chefe tem pegar as bolhas d'água que fica em volta do Eggman como uma espécie de escudo e ser rápido para bater na maquina e não ser atingido por bolas de energia, ah sim tomar cuidado para o escudo de bolha não se refaça. Particularmente acho uma chatice essa fase.
No passado, é uma caverna subterrânea virgem, sem o menor resquício de presença humana. No futuro ruim, é uma fossa de esgoto. No futuro bom é um gigantesco aquário cheio de peixes e plantas aquáticas. É notável que o nível de água varia, sendo baixo no passado, médio no presente e alto no futuro.

Quartz Quadrant Zone: É na minha opinião uma fase fácil de passar, somente na hora do chefe que você tem que ter um pouco de paciência para passar a fase. Trata-se de uma jazida de pedras preciosas. Existem esteiras e tubos em todas as partes. No passado, é um pântano com alguns poucos indícios de existência de gemas. No futuro ruim é uma área de maquinaria coberta por sulfato de ferro. No futuro bom, é uma espécie de Nova Jerusalém, uma grande cidade de construções transparentes e pavimentada com ouro e pedras preciosas. Na hora que você chegar no 3º ato da fase, é o chefe, o unico trabalho que você vai ter é correr procurar o Robotnik e destruir a estrutura onde ele fica através do atrito da esteira quando o Sonic aumentar a velocidade, e fará que a estrutura se desgaste. Só não vai pensar que Robotnik vai facilitar as coisas para o Sonic, ele para atrasar o Sonic irá jogar bombas para tentar atrapalhar ele. E também tome cuidado com os espinhos no final da esteira.

Wacky Workbench Zone: Outra fase que na minha opinião acho chata! Se você achou que a fase Collision Chaos chata por causa das fase pinball e molas saltidoras, essa aí vai pedir arrego para terminar a fase... Para falar a verdade é fase que menos gosto no jogo.
Ah sim, a fase Wacky Workbench é uma fase bem complexa e dificil do jogo, pois você tem tomar cuidado para não acertar os circuitos elétrico da fábrica de eletricidade para que o Sonic não encoste nele e perca os anéis e possivelmente a vida, e também as maquinas solta gelo se o Sonic passar por ela pode ser congelado e perder os anéis. É bem demorado a fase porque não existe piso e sim plataformas que ficam quicando, quando a eletricidade é ativada e quando toca no solo, o Sonic é projetado para lugares que pode até acontecer dele ficar preso e não conseguir sair. O chão fica uma espécie de pula pula. No passado, é o mesmo laboratório, mas ainda em fase de construção - de forma a ser situada a céu aberto, diferente do teto no presente e no futuro. No futuro ruim, parece uma fábrica abandonada em ruínas. No futuro bom, parece uma fábrica de brinquedos.

Stardust Speedway Zone: Adoro essa fase, primeiro que encontramos o Metal Sonic nessa fase e por sinal a trilha sonora dessa fase é perfeita e deixa essa fase mais elétrica e emocionante (estou falando da versão japonesa). Alias os dois primeiros atos confesso é meio chatinho de passar, mas tem que tomar muito cuidado para não ficar preso em algum lugar que não consegue sair, essa fase exige um pouco de atenção. Então muita atenção nessa fase.
Mas chegando ao ato 3 temos a corrida entre o Sonic e o Metal Sonic, esse ato é bem complicado. Tipo, em primeiro lugar o Metal Sonic vai fazer de tudo pra te atrapalhar e perder os anéis e para finalmente você perder a vida. E ainda o Robotnik(Eggman) vai querer te tostar com o seu raio, mesmo se você ter 200 anéis, você morre ao tocar no raio do Robotnik. Então corra o mais rápido que puder para não ser pego pelo Metal Sonic e nem pelo raio aniquilador do Robotnik. Você pode até usar a técnica do Peel Out para correr mais rápido, só que vai te atrasar um pouco na hora de executar, então execute logo quando o Robotnik aparece e encostado ao portão. Só que como tem muitas decidas e depressões o Peel Out pode ser falho e você acabar parando alguma depressão. Ai é apelar para correr pra caralho! XD
Quando chegar no final, ai o Metal Sonic vai apelar mesmo e fique atento quando chegar no ponto final da chegada pois ele vai acelerar e tentar entrar e fechar o portão e deixar o Sonic ser morto pelo raio do Robotnik. Mas se você conseguiu chegar a tempo do portão de chegada, você ganhou jogo e vai resgatar a Amy Rose.

Metallic Madness Zone: E chegamos a última fase de Sonic CD, obviamente por ser a ultima fase tem ser uma dificuldade maior. Bem, a fase passa na fortaleza secreta do Dr. Robotnik (Eggman) que o Sonic vai encontrar uma certa dificuldade de chegar até ele. Esse local é cheio de obstaculos e armadilhas, então tome muito cuidado com essa fase. No segundo ato, o Sonic é encolhido propositalmente para passar em alguns obstáculos que exige o tamanho pequeno. 
E por fim o 3º ato que é um pouco mais demorado antes de ter o embate com o Robotnik, você tem derrotas os badnicks do Robotnik e por fim enfrentar ele. Mas cuidado para não ser esmagado pela maquina do Robotnik quando você destroi as 3 placas, ele vai tentar esmagar o Sonic. Tendo derrotado Robotnik, vemos o video do Sonic resgatando a Amy Rose e a fabrica sendo destruida. Dependendo do futuro, se você terminar no futuro bom o Little Planet vai se desprender da corrente que o Robotnik usou para segurar o planeta e pequena comemoração com direito a fogos de artificio. Mas caso você terminar no futuro ruim, assim como eu, vai terminar com o Robotnik zuando o Sonic e ele dando uma pedrada no Robotnik. E assim com os videos termina o jogo Sonic CD. 

Futuro Bom


Futuro Ruim



As novas personagens de Sonic CD:

Amy Rose: uma jovem ouriça rosa de 8 anos de idade e amiga e fã do Sonic, mas é capturada pelo Metal Sonic e ele tem que salvar ela das garras dos Dr. Robotnik.

Amy Rose clássica

Amy Rose moderna

Metal Sonic: É um robô construído pelo Dr. Robotnik para capturar Amy Rose e destruir Sonic e Little Planet. 

Metal Sonic

Sonic vs. Metal Sonic

Algumas considerações...

Bom que a maioria não sabe, o jogo Sonic CD teve sua trilha sonora totalmente modificada nos EUA. Não se sabe o motivo, mas aqueles prós e contras. Quem teve o Mega Drive japonês ou europeu escutou a versão japonesa, na Europa continuou a mesma versão. Tem pessoas que acham a trilha sonora japonesa perfeita e que se encaixa muito bem nas fases e outras dizem que a trilha sonora americana é a melhor. Particularmente em algumas fases gosto da trilha sonora japonesa e algumas fases a americana. 
O jogo Sonic CD na época do lançamento quase passou despercebido em relação aos outros jogos da série lançados na época. Infelizmente como sabemos o Mega/Sega CD não vingou muito no Mega Drive/Genesis e poucos jogos foram lançados para ele, então esse jogo ficou bastante desconhecido por muitas pessoas e com relançamento dele no final do ano passado, o jogo vendeu muito além do esperado. Até mais que os jogos mais atuais do Sonic. 

Abertura de Sonic CD Americana - "Sonic Boom"



Abertura de Sonic CD Japonesa - "You Can Do Anything"



Encartes e Mídia do Sonic CD (Americano)

 Capa e Mídia do Sonic CD (Americano)

 Capa e Contra Capa do Sonic CD (Japonês/Europeu)

Encarte e Mídia do Sonic CD (Japonês/Europeu)

Considerações Finais...


Eu recomendo esse jogo tanto para os fãs classistas e modernos do Sonic. Como que só joguei e comprei download pelo Steam só joguei a versão remake do Sonic CD, sem os lags do Sonic CD original. Tipo é um jogo com a dificuldade média. Não é impossível de zerar mas tem um desafio bem razoável. 
Espero que mais remakes das séries clássicas do Sonic apareçam no mercado. 


Então por hoje é só amigos!
E mais postagens chegarão e desculpe pelo atrasado, pois estava muito ocupada com coisas da faculdade e com TCC.

Beijinhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário