Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atari 7800: O fiasco da Atari

A Saga do Atari 7800

Na postagem anterior vimos o Atari 5200, que infelizmente foi um fracasso de vendas e que foi nada mais nada menos que uma versão melhorada (ou piorada) do Atari 2600 e que a grande parte do seu acervo inicial dos jogos foram cópias dos jogos do seu antecessor. Muitas pessoas ficaram insatisfeita com a postura da Atari tomada no seu console Atari 5200 e com a chegada do Nintendo Entertainment System(NES) nos Estados Unidos, grande parte de seus desenvolvedores pularam fora da quase falida Atari para o novo NES, que era superior ao Atari, vendo que as  cagadas que fez com o Atari 5200.
A Atari teve que quebrar e muito a cabeça para tentar trazer seus antigos compradores de volta e trabalhar muito duro para voltar ao topo como era antigamente.
Infelizmente ocorreu um grande imprevisto na hora do lançamento do Atari 7800, a empresa foi vendida em 1984 para Jack Tramiel, fundador da Commodore e para Tramiel a venda de videogames estava fora do planos dele. E o Atari 7800 tinha tudo para ser até melhor que o NES, mas infelizmente como o lançamento do Atari 7800 ficou suspenso foi uma brecha para a Nintendo fazer seus negócios e se consolidar de vez no mercado americano. Antes dessa venda, a Atari trabalhou muito duro para fazer propaganda do seu consoles para tentar a alavancar a venda e enterrar de vez o Atari 5200, havia uma promessa de que o Atari   7800 fosse lançado nas Olimpíadas de Los Angeles e até dois jogos haviam sidos feito para o lançamento; mas para infelicidade da empresa, foi repentinamente vendida.



Caixa do Atari 7800

Atari 7800

 Joystick (copilando o modelo do NES)


 Joystick (A versão melhorada do joystick do 5200)


O tardio lançamento do Atari 7800

Como que Tramiel estava com os olhos voltados para os computadores e não fazia ideia que os videogames ainda poderia ser rentável quanto o computador. Só que ele percebe isso um pouco tarde. Vendo que a Nintendo estava crescendo de forma astronômica  só com a venda do NES, Tramiel resolve finalmente lançar em 1986, o Atari 7800 só que foi muito tarde demais para ser lançado, ninguém se interessava pelos jogos do Atari e sim pelos jogos da Nintendo como Super Mario Bros.; The Legend Of  Zelda e outros.
Infelizmente o console não teve uma vida longa foi descontinuado em 1988, para dar lugar ao Atari XE Game System (Atari XEGS) que era uma especie de console e computador. E poucos jogos foram lançados para o sistema já a Nintendo abocanhou boa parte das produtoras de jogos através de seus contratos exclusivos para criar somente jogos para o NES.



E o Brasil?
Vocês devem está perguntando porque coloquei esse tópico aqui. Bem, o que muitos não sabem o Atari 7800 quase foi lançado aqui no Brasil. Simples, a Gradiente era que distribuía e revendia a Atari aqui Brasil, vendo que as vendas do Atari 7800 estava indo de mal a pior. Para não ficar no prejuízo, a Gradiente fez o seguinte reaproveitou as carcaças do 7800 que foram produzidas no Brasil para montar um famoso clone de NES que foi bastante vendido no Brasil, o Phantom System.



Comerciais do Atari 7800








Então por hoje é só amiguinhos!
beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário