Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

A História do Mega Drive - Parte 2

Continuando...

Na primeira parte (clique aqui  para ser direcionados para a parte da matéria) da matéria contamos um pouco do inicio do Mega Drive e os obstáculos que ele teve que vencer no mercado americano já dominado pela Nintendo com seu NES.


Os filhotes do Mega Drive: Mega/Sega CD e o Sega 32X

Sega CD/Mega CD

O Sega CD (assim conhecido no Brasil e EUA e Mega CD no Japão e Europa) foi um periférico para mostrar mais poder ao processador do Mega Drive, ele rodava jogos em CD, com adição do periférico, poderiam montar jogos mais complexos e com grande capacidade de armazenamento. E adicionava efeitos que os cartuchos não podiam processar. Com tudo a capacidade do processador também aumenta, podendo adicionar as cutscenes nos jogos. 
O periférico custou nada mais nada menos do que US$380 doletas quando foi lançado, bem alto para os padrões atuais e para piorar a situação, o Sega CD era vendido separado do Mega Drive.
Na verdade o Mega/Sega CD veio para competir com o PC Engine e não para competir com o SNES como muitos pensam, principalmente os segistas.
O Mega/Sega CD era quase um console, mas que dependia do Mega Drive, no mais para mim ele era um periférico, mas muitos preferem relacionar o Sega/Mega CD como um console.


Tela de entrada do Mega CD (JP/EU)



Tela de entrada do Sega CD (EUA)


Suas especificações técnicas são dois processadores MC 68000 que rodavam à 12,5 MHz (o Mega Drive, que já era o console mais rápido do mercado, rodava a 7,6 MHz), tinha 10 canais de som estéreo digital, memória de 6Mb (o PCE tinha 4Mb) e a principal vantagem para os outros videogames, 540 Mb de espaço para a produção de games em CD. Seu único defeito era estar limitada a baixa palheta de cores do Mega Drive. Eu não tive acesso ao um Sega CD, mas segundo quem teve os primeiros modelos Sega/Mega CD, só abria a bandeja do CD usando o joystick. Caso houvesse uma treta do tipo o joystick dar defeito ou até mesmo o console, você corria o risco de ter sua midia presa dentro do Sega/Mega CD.

Sega CD sem o Mega Drive

Sega CD com o Mega Drive


Mega CD segundo modelo sem o Mega Drive II


Mega CD II com Mega Drive II


No mais, o aparelho foi lançado com o preço muito alto no mercado e mesmo assim houve bastante vendas do console no inicio do lançamento, principalmente nos Estados Unidos, onde foi lançado com o nome de Sega CD. Mas meses depois após o lançamento do Mega/Sega CD, as vendas foram caindo drásticamente e a SEGA logo deu um jeito de lançar o Mega/Sega CD 2 modificado e mais barato para elevar as vendas. Ele não vinha mais com os leds frontais e podia abrir a tampa do CD manualmente ao invés de usar o joystick já que a tampa ficou no lado superior e o Mega/Sega CD 2 ficava encaixado ao lado do Mega Drive 2 (Genesis). Aqui no Brasil, o Sega CD foi lançado pela Tec Toy em 1993, só que a segunda versão do Sega CD junto com o Mega Drive 2 (curiosidade: oficialmente o primeiro Sega CD não foi lançado aqui no Brasil). Depois foi lançado o Mega CDX que seria o Mega Drive e o Sega CD juntos num console só, como forma de alavancar mais ainda a venda do Sega CD.

Sega CDX (Mega Drive + Mega CD)


Sega 32X e o seu fracasso comercial

Foi um acessório lançado para o Mega Drive e foi lançado em 1994 quando o Mega Drive estava dando o ultimo suspiro no Japão e nos EUA. Com o aumento das vendas do SNES e da adição do chip FX em alguns cartuchos, que dava a impressão que o jogo era feito em 3D e com a estreia do jogo jogo Donkey Kong Country aconteceu que a SEGA, ficou em segundo lugar nas vendas de consoles e vendo que precisava de lançar um console mais potente que o SNES e então que ela tem a ideia de criar o 32X.  Foi a ultima cartada da SEGA querer derrotar de uma vez o SNES e prolongar a vida do Mega Drive, mas infelizmente o acessório foi um grande erro. Um grande erro porque o Mega Drive já estava ultrapassado e saturado, então a SEGA tinha que lançar logo um console para a próxima geração pois até a Nintendo estava correndo atrás de produzir um novo console de 32 bits, e então não havia a necessidade de criar outro add-on para o Mega Drive que estava há 6 anos no mercado. Então para ganhar mais tempo para lançar o Saturn, o 32X é lançado para elevar a potencia do Mega Drive colocar ele no status de videogame reciclado para a nova geração.
A quantidade de jogos lançado para o Sega 32X foi ínfima em relação ao Sega CD, foram apenas lançado 39 jogos para o 32X sendo que cinco foram portados do Sega CD e alguns relançamentos, poucas novidades foram lançadas para o 32X. Um jogo que fiz questão de baixar no meu computador e usar no emulador foi Knuckles Chaotix, bem... na minha opinião o jogo foi muito mal feito e parece que foi feito nas coxas, você não consegue controlar direito os personagens e terminar o jogo é uma tarefa bem dificil, jogo lembra os gráficos da série Sonic The Hedgehog, mas a jogabilidade não lembra em nada dos jogos da série. O acessório nasceu numa época o 32 bits e o 64 bits estava batendo as portas com novos consoles, como 3DO, então não tinha lógica tentar enrolar mais ainda o tempo de vida do Mega Drive, pois a nova geração estava batendo na porta, realmente foi um grande erro da SEGA em lançar o 32x. Então o 32X foi um meio de adicionar mais 16bits num console de 16bits e deu na merda que deu. Eles até coagitaram uma ideia de juntar o Mega Drive + 32X no mesmo console como fez com o CDX, já tinha até um nome: Sega Neptune, mas vendo que não seria muito viável fundir o 32X com o Mega Drive sendo que o 32X não fez muito sucesso, essa ideia foi descartada (ainda bem) pela SEGA e que eles iriam focar no novo console. O 32z foi um acessório de perda de tempo e dinheiro para SEGA e uma forma  de prolongar mais ainda a vida do cansado Mega Drive e tanto muitos projetos de jogos que estava pra ser lançado para o 32x foi portado para o Sega Saturn. 

Mega Drive com o Sega 32X

Sega 32X


Bônus Track

E juntos ele formam o poderoso Megazord! XD

Versão 1


Versão 2




Na próxima postagem teremos a terceira e ultima parte da Historia do Mega Drive. 
Até mais! 

domingo, 22 de setembro de 2013

Nebulosa de jogos de NES

Site americano cria uma nébulosa de jogos do NES. Como assim uma nebulosa?? o.O
O site Pop Chart Lab criou uma espécie de poster em forma de nebulosa catalogando os mais de 700 jogos lançados para o sistema Nintendo Entertainment System, o NES (conhecido no Brasil como Nintendinho). A nebulosa consistem da seguinte maneira, de dentro pra fora das orbitas os jogos são catalogados por ordem de lançamento desde de 1984 até 1994. São destacados apenas 100 jogos nas ilustrações de clássicos, como por exemplo: Super Mario Bros., Megaman, Battletoads, The Legend Of Zelda, Metroid, Castlevania, Final Fantasy e outros.
Quem quiser o poster impresso, o site Pop Chart Lab está aceitando encomendas. Mas se você for um fã que deseja conservar por mais tempo o seu poster, o site emoldura para você, mas você terá que esperar por pelo menos até mais de 10 dias para ter seu poster emoldurado. 


terça-feira, 30 de julho de 2013

A História do Mega Drive - Parte 1

Olá pessoas!
A postagem de hoje vai ser um dos videogames que tem um lugar no meu coração, assim como o Master System, Nintendinho e Super Nintendo. XD
Estou falando o Mega Drive, estou falando do Mega Drive original, não essa porcaria com guitarra existe até hoje lançado pela Tec Toy. Sim, é claro que há quase 24 anos atrás a Tec Toy contribuiu e muito para os gamers em trazer a SEGA para o Brasil através de uma empresa representante brasileira isso na época que a SEGA era produtora de consoles.

O Genesis: O começo do Mega Drive

Bom como a maioria sabe, a SEGA sempre estava um passo a trás da Nintendo com o seu console Master System, que infelizmente tanto no Japão e nos EUA não fez o sucesso esperado como era o Nintendinho (NES), somente no Brasil e toda Europa, o Master System fez um sucesso estrondoso. Pois bem... Como que perto do final dos anos 1980, a Nintendo nem se preocupava em relançar um novo console. Vendo a NEC em parceria com Hudson Soft (a mesma criadora da série Bomberman) lança seu console de 16 bits, o TurboGrafx-16 (PC Engine nos EUA), a SEGA deu um jeito de criar o seu console de 16-bits vendo que o TG-16 entrou no mercado norte americano para concorrer com Master System e o NES com sua tecnologia e geração avançada. E assim veio ao mundo o Mega Drive, o console de 16-bits da SEGA, em 29 de outubro de 1988. Na verdade o console veio mesmo para combater o Nintendinho, pois a Nintendo estava muito bem e obrigada com as vendas e sucesso do seu console de 8 bits, então não estavam lá muito preocupados em criar um novo NES 2 e também veio para competir também com TurboGrafx.
O seu nome quer dizer Mega (superioridade) Drive (velocidade), vendo que o Master System não teve o sucesso esperado no maior mercado consumidor do mundo, os EUA. O Mega Drive veio para arrasar e marcar nas pessoas, a inovação do MD era de trazer clássicos de arcades para consoles domésticos e conseguiu a tal façanha fazendo muito sucesso, principalmente nos EUA. Seu processador Motorola MC68000 com 7.68 Mhz e mais um co-processador Z-80 de 3.58 Mhz, que eram muito veloz na época, poderia facilmente converter com precisão, clássicos de arcades como Golden Axe, Shinobi e outros, com a mesma qualidade de um arcade. Seus controles anatômicos foi um grande fator para o sucesso do MD e a cor do console também chamou atenção pelo fato de ser preto e dando um ar de moderno (o NES era cinza). Bem... Infelizmente no Japão, o Mega Drive não fez sucesso por falta de jogos de RPG (japoneses adoram RPG, eu acho chato esse tipo de jogo) e nos EUA, batizado como Genesis pelo fato do nome Mega Drive estava sendo utilizada por outra empresa e então a SEGA teve que rebatizar o console fez muito sucesso com seus jogos, mas a SEGA ainda teve batalhar duramente para o povo migrar do NES para o Mega Drive.
Rebatizado, o Genesis/SEGA teve muita, mas muita ajuda de propagandas para conseguir ser um sucesso absoluto entre os estadunidenses e está presente nos lares das crianças e adolescentes, e por causa dos jogos de corrida, luta e esportes que foi um sucesso absoluto. Enquanto a Nintendo, nem se preocupava em lançar um novo console, a SEGA Americana deu logo um jeito de se manter no topo das vendas dos EUA e no mundo durante um bom tempo. Foi a vitoria sobre a Nintendo. Mesmo com o lançamento do Super Nintendo, sendo superior no seu processamento no console, o SNES no inicio não chegou a abalar o reinado do Genesis/Mega Drive. Pois o MD tinha muitos jogos maneiros... Até o surgimento de um certo borrão azul.



Mega Drive Japonês

Sega Genesis (EUA)

Controles:
 Controle de 6 botões

Controle do Mega Drive (JP/EUR/BR)

Controle do Sega Genesis (EUA)


Nasce o novo mascote da SEGA: Sonic The Hedgehog

Antigamente o mascote da SEGA não foi o Sonic, mas o sim , o Alex Kidd, foi o primeiro e obscuro mascote da empresa. Todo mundo na empresa sabia que o Alex Kidd não era tão carismático quanto o Mario da Nintendo e que seus jogos nem fazia uma cosquinha de medo no reinado do encanador bigodudo, então a SEGA tinha que correr contra o tempo em criar um novo mascote que mostrasse que a SEGA não estava para brincadeiras e queria colocar medo na Nintendo. Os primeiros Mega Drive vinham de brinde o cartucho do Alex Kidd e mais tarde Altered Beast, com jogo Altered Beast o Mega Drive teve as vendas bem razoáveis, mas a SEGA queria mais, mas muito mais mesmo. Então convocando um time de programadores a SEGA foi logo colocando as cartas nas mesas falando na necessidade de um novo mascote que fosse a cara da empresa e que chamasse a atenção das crianças e dos adolescentes e que esse mascote fosse o sonho de consumo dessas mesmas. Durante um tempo foram mostradas diversas propostas de mascotes e jogos para ser a nova cara da SEGA. Até um ouriço ganho essa disputa... e você pergunta: Um ouriço? Que raios que um ouriço faz?
Muito simples... um ouriço que corra além da velocidade do som, que tenha o gosto de aventura e gosta de fazer coisas bem radicais e ainda por cima salvar o mundo de um vilão muito malvado. E assim nasce Sonic The Hedgehog (Sonic, o Ouriço no Brasil e que foi erroneamente chamado por durante anos por um erro de tradução e ainda continua sendo lembrado como um porco espinho para muitas mídias, mas ele é um ouriço.) criado por Naoto Oshima, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara para bater de frente com mascote da Nintendo Mario. Sonic era o oposto do Mario, era rápido, radical e estiloso. E claro que seu jogo tinha que acompanhar a personagem, sendo um jogo "rápido". Com a mesma velocidade dos seus jogos, Sonic conseguiu uma grande popularidade e em menos de um ano de lançamento do seu primeiro jogo, Sonic virou mania entre crianças e adolescente e sendo assim um personagem cultuado até hoje desde crianças a adultos. 
Mas vale lembrar que o lançamento de Sonic The Hedgehog fez a Nintendo tremer nas bases e abalar o reinado do Mario. O jogo Sonic The Hedgehog em vista do Mario era mais veloz e com cores mais chamativas do que o Super Mario e o jogo mais elaborado em relação a sua concorrente e com maior possibilidade de explorar as fases. De fato o ouriço caiu na boca do povo, e é claro com uma ajudinha de marketing como propaganda, brinquedos e até mesmo duas séries televisivas e histórias em quadrinhos. Elevou a popularidade do ouriço ao topo das nuvens. 
Em poucos dias o jogo Sonic The Hedgehog vendeu como água no deserto, até faltava jogos para vender. O sucesso do jogo foi devido o fato jogo ser mais curto em relação ao Super Mario e mais veloz. 
Meses depois foi lançado Sonic 2 e junto com ele, a raposa de duas caldas Tails, o sucesso foi ainda maior, pois o jogo era ainda mais rápido do que o primeiro, nesse jogo foi incluído o ataque mais importante do Sonic, o Spin Dash,   o comando se não me falha a memória é direcional para baixo + botão A, em menos de 5 dias foram vendidas 500 mil cópias, o dia do lançamento do Sonic foi chamado de Sonic Twoday
O jogo foi o mais vendido do Mega Drive com 4,92 milhões de cópias. Para ser ter uma ideia, Sonic 2 foi lançado primeiro nos EUA e um mês depois no Japão, foi investido muito dinheiro no marketing do jogo foi considerado a espera do ano na época. 

Sonic The Hedgehog
 Capa brasileira

 Capa Europeia

 Capa japonesa

Capa dos EUA


Sonic The Hedgehog 2
 Capa Japonesa 

Capa Brasileira


Mas nem tudo são flores...

Bom, o Mega Drive foi um sucesso? Sim, sem sombra de duvidas nos EUA, Brasil e Europa. Vale lembrar que nem o Master System e nem o Mega Drive não obtiveram tanto sucesso no Japão enquanto no ocidente SEGA sempre vendeu muito bem.
Só que a Nintendo com seu Super Nintendo, não gosta nadinha de amargar no segundo lugar. A SEGA conseguiu a façanha de dominar a maior parte do mercado consumidor, cerca de 53% das vendas dos consoles no mundo era do Mega Drive. A Nintendo quer o seu 1º lugar de volta... e começa o golpe baixo lançando o Street Fight para o console mesmo com seu processador fraco em vista do Mega Drive, o Street Fight chega a desbancar um pouco do Mega Drive, só que a Nintendo não contava que também o Mega Drive lança o Street Fight e mais violento. Já que a Nintendo tinha um papo furado de não ter jogos com sangues e fatalities essas coisas, seu politicamente correto quase que fode o SNES. Mortal Kombat foi lançado para o MD com uma versão mais explicita do jogo com direito a fatalities, animalities e muito, mas muito sangue, tanto que o jogo foi classificado para maiores de 18 anos, como aquele lance de "proibido é mais gostoso" o jogo foi sucesso entre as crianças e adolescentes. Você acha que donos de locadoras de cartucho naquela época iria se importar com proibição para menores? Nem... eles queria mesmo era vender. Essa "censura" para o SNES e a esculachado do Mega Drive acabou elevando a popularidade do console durante um tempo. 
Mas eis que vem a facada nas costas... um velho jogo de arcade chamado de Donkey Kong, transformado em poligonais em 3D em um novo jogo chamado de Donkey Kong Country, acabou com o reinado do Mega Drive. Donkey Kong foi uma novidade para os gamers com seus polígonos em 3D primitivo e o reinado do Mega Drive começa a ficar  ameaçado. E mesmo com a massiva propaganda de que o Mega Drive era melhor do que o Super Nintendo, a Big N vence essa batalha com o Donkey Kong, infelizmente com esse duro golpe a SEGA tem amargar o 2º lugar em vendas. 
Mas esse segundo lugar fez que a SEGA tomar algumas atitudes de tentar elevar a popularidade do Mega Drive e com isso veio mais acessórios como o Sega CD e o 32X.
A seguir, na segunda parte da postagem, estarei falando sobre o Sega CD e o 32 e outras curiosidades.


Fim da 1ª Parte...
Em breve estarei postando a segunda parte.



Bonus Track
Alguns modelos do Mega Drive que foram lançados

Mega Drive/Genesis I

Sega Genesis (EUA)












Mega Drive/Genesis II




Mega Drive/Genesis 3
















PS: Na parte 3, eu coloco as fotos dos Mega Drive lançados pela Tectoy. 




domingo, 23 de junho de 2013

Feliz Aniversário Sonic!

Olá pessoal! 
Já são 22 anos do lançamento oficial de Sonic The Hedgehog! Muitos jogos e muitas idas e vindas do nosso ouriço azul cobalto!
Nascido no console Mega Drive a série, hoje em dia, é multiplataforma há mais de 10 anos. Quem vivenciou a duelo Mario vs. Sonic nos anos 1990, hoje podem ver o bigodudo italiano e o ouriço azul nos mesmo jogo na Nintendo (sim, jogos oficiais e não Sonic 4 para SNES XD). 
Temos muito o que comemorar, afinal uma série sobreviver por 22 anos não é qualquer coisa. 
Então Sonic! Feliz Aniversário!

Algumas curiosidades sobre o Sonic: 

Voce sabia??? Antes de Sonic ir para os consoles, inicialmente ele teria uma banda musical e teria uma namorada chamada Madonna. Só que foram descartados logo de inicio e a mesma banda do Sonic foram parar nas revistas em quadrinhos do Sonic da Archie Comics. A vocalista é a Mina Mongoose , que foi um interesse amoroso do Sonic nas HQ e a banda se chama "Forget Me Knots" . 


         Mina e sua banda                                      Sonic e sua banda

 Artconcept da namorada do Sonic


Falando dos quadrinhos... 

Você sabia que Sonic possui uma franquia de história em quadrinhos é lançado mensalmente duas edições na Archie Comics? 
Sim... o Sonic também aparece em historias em quadrinhos! Infelizmente aqui no Brasil essas edição não são traduzidas, já tentaram no inicio dos anos 1990 mas não foi a frente e chegaram a publicar algumas edições de Sonic X, mas não foram finalizadas. Mas felizmente nos Estados Unidos as historias de quadrinhos estão firme e forte há 20 anos, que é a edição normal e a especial que é a Sonic Universe. E também teve sua edição europeia que era "Sonic The Comic" mas foi publicado de 1993 até inicio dos anos 2000 e a forma Super Sonic do Sonic é na verdade um ser maligno. Até Knuckles teve sua série mas infelizmente durou somente 32 edições foram publicadas de 1996 a 1999. 
Hoje as HQ do Sonic está na sua 250ª edição. E as HQ é baseado na série televisiva de Sonic é Sonic SatAM ( Sonic The Hedgehog Saturday AM)...


Sonic The Comic 

 Serie em HQ do Knuckles The Echidna

 Edição Mensal de Sonic The Hedgehog

Uma das primeiras edições do HQ 

 Edição Sonic X
(foram publicadas 40 edições)

Sonic Universe

Falando das animações...

Você sabia Sonic teve oficialmente 4 séries animadas e um OVA..








Adventures of Sonic The Hedgehog
(Sonic AoSTH)

Teve 65 episódios e um especial de Natal. A história é bem estilo Pica -Pau e Pernalonga. 
A série foi exibida aqui no Brasil na TV Globo no programa TV Colosso. 


 Sonic The Hedgehog - The Movie
Infelizmente esse OVA só é encontrado nas versões japonês ou inglês, mas fãs brasileiros legendaram a série =D
O OVA conta historia de Sonic que mora na Terra do Céu junto com seu melhor amigo Tails e tem salvar a filha do presidente da Terra do Céu, Sarah das mãos de Dr. Eggman e destruir o novo robô dele, o Metal Sonic. Ah sim, o Knuckles parece nesse OVA, a arte usada lembra um pouco as cutscenes do jogo Sonic CD. 


Sonic The Hedgehog (Sonic SatAM)
Essa série não foi totalmente finalizada só teve apenas 26 episódios semanais. Houve uma especulação de uma 3ª temporada, mas foi cancelada devido ao sucesso da série Power Rangers. Mas continua nas revistas da Archie Comics. 
O Planeta Mobius é dominado pelo malvado Dr. Robotnik (Eggman) que usurpou o trono de Mobius da familia de Sally Acorn e robotizou a maioria dos habitante. Então Sonic, Sally e os Guerreiros da Liberdade travam uma guerra para livrar Mobius das mãos de Robotnik.
Série foi exibida no SBT no programa Bom Dia e Cia até meados dos anos 2000. 





Sonic Underground

Foi produzido no ano de 1999 e a série teve apenas 40 episódios.E também não foi finalizada! Segue a mesma linha de Sonic SatAM, porém Sonic é o principe de um reino de Mobius junto com seus irmãos Sonia e Manic. Eles tem encontrar a mãe deles, a Rainha Aleena para formar o Conselho dos Quatro e derrotar o Robotnik que usurpou o trono de Mobius. E Knuckles aparece na segunda temporada da série. A série foi exibida no SBT também pegando a carona no sucesso que Sonic SatAM foi exibido no canal. No inicio desse ano um dos produtores das HQ do Sonic iria finalizar a série na edição 50 de Sonic Universe, mas não sabe-se o porque de ultima hora esse epilogo foi adiado. 


Sonic X
A serie foi produzida de 2003 a 2005, sendo que ela possui 2 temporadas (3 nos EUA). Nos 26 primeiros episodios (1ª Temporada nos EUA), a série foi focada na adaptação de Sonic e seus amigos no Planeta Terra e na recuperação das esmeraldas do caos. Do episodio 27 até 52 (2ª temporada nos EUA) foram focados em alguns jogos da série Sonic, como ex: Sonic Adventure 1 e 2 e Sonic Battle. Na ultima temporada foi focada na saga dos Metarex, Sonic e seus amigos indo procurar as esmeraldas dos caos pelo Universo.


Enfim, são apenas umas das muitas curiosidades! Rsrsrsrs

Queria finalizar essa postagem desejando um Feliz Aniversário para série Sonic!
E que venha mais 22 anos da série e mais jogos! ^_^



Até mais! 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Estamos de volta!

Bom galera, voltei das minhas longas férias... fiquei mais de 2 meses sem atualizar o blog. Mas foi por motivos pessoais e acadêmicos que tive "abandonar" o blog durante esse tempo.
Nesse meio tempo apareceu novos projetos e conclusão do meu TCC, que foi bem tumultuado mas no fim deu quase tudo certo!

Ainda esse mês voltaremos mais matérias dos antigos consoles, analises de jogos antigos e algumas novidades e noticias do mundos dos videogames!

Nos acompanhe no Twitter @blogRetroGames


Até mais!
Abraços e beijos!