Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

A História do Mega Drive - Parte 2

Continuando...

Na primeira parte (clique aqui  para ser direcionados para a parte da matéria) da matéria contamos um pouco do inicio do Mega Drive e os obstáculos que ele teve que vencer no mercado americano já dominado pela Nintendo com seu NES.


Os filhotes do Mega Drive: Mega/Sega CD e o Sega 32X

Sega CD/Mega CD

O Sega CD (assim conhecido no Brasil e EUA e Mega CD no Japão e Europa) foi um periférico para mostrar mais poder ao processador do Mega Drive, ele rodava jogos em CD, com adição do periférico, poderiam montar jogos mais complexos e com grande capacidade de armazenamento. E adicionava efeitos que os cartuchos não podiam processar. Com tudo a capacidade do processador também aumenta, podendo adicionar as cutscenes nos jogos. 
O periférico custou nada mais nada menos do que US$380 doletas quando foi lançado, bem alto para os padrões atuais e para piorar a situação, o Sega CD era vendido separado do Mega Drive.
Na verdade o Mega/Sega CD veio para competir com o PC Engine e não para competir com o SNES como muitos pensam, principalmente os segistas.
O Mega/Sega CD era quase um console, mas que dependia do Mega Drive, no mais para mim ele era um periférico, mas muitos preferem relacionar o Sega/Mega CD como um console.


Tela de entrada do Mega CD (JP/EU)



Tela de entrada do Sega CD (EUA)


Suas especificações técnicas são dois processadores MC 68000 que rodavam à 12,5 MHz (o Mega Drive, que já era o console mais rápido do mercado, rodava a 7,6 MHz), tinha 10 canais de som estéreo digital, memória de 6Mb (o PCE tinha 4Mb) e a principal vantagem para os outros videogames, 540 Mb de espaço para a produção de games em CD. Seu único defeito era estar limitada a baixa palheta de cores do Mega Drive. Eu não tive acesso ao um Sega CD, mas segundo quem teve os primeiros modelos Sega/Mega CD, só abria a bandeja do CD usando o joystick. Caso houvesse uma treta do tipo o joystick dar defeito ou até mesmo o console, você corria o risco de ter sua midia presa dentro do Sega/Mega CD.

Sega CD sem o Mega Drive

Sega CD com o Mega Drive


Mega CD segundo modelo sem o Mega Drive II


Mega CD II com Mega Drive II


No mais, o aparelho foi lançado com o preço muito alto no mercado e mesmo assim houve bastante vendas do console no inicio do lançamento, principalmente nos Estados Unidos, onde foi lançado com o nome de Sega CD. Mas meses depois após o lançamento do Mega/Sega CD, as vendas foram caindo drásticamente e a SEGA logo deu um jeito de lançar o Mega/Sega CD 2 modificado e mais barato para elevar as vendas. Ele não vinha mais com os leds frontais e podia abrir a tampa do CD manualmente ao invés de usar o joystick já que a tampa ficou no lado superior e o Mega/Sega CD 2 ficava encaixado ao lado do Mega Drive 2 (Genesis). Aqui no Brasil, o Sega CD foi lançado pela Tec Toy em 1993, só que a segunda versão do Sega CD junto com o Mega Drive 2 (curiosidade: oficialmente o primeiro Sega CD não foi lançado aqui no Brasil). Depois foi lançado o Mega CDX que seria o Mega Drive e o Sega CD juntos num console só, como forma de alavancar mais ainda a venda do Sega CD.

Sega CDX (Mega Drive + Mega CD)


Sega 32X e o seu fracasso comercial

Foi um acessório lançado para o Mega Drive e foi lançado em 1994 quando o Mega Drive estava dando o ultimo suspiro no Japão e nos EUA. Com o aumento das vendas do SNES e da adição do chip FX em alguns cartuchos, que dava a impressão que o jogo era feito em 3D e com a estreia do jogo jogo Donkey Kong Country aconteceu que a SEGA, ficou em segundo lugar nas vendas de consoles e vendo que precisava de lançar um console mais potente que o SNES e então que ela tem a ideia de criar o 32X.  Foi a ultima cartada da SEGA querer derrotar de uma vez o SNES e prolongar a vida do Mega Drive, mas infelizmente o acessório foi um grande erro. Um grande erro porque o Mega Drive já estava ultrapassado e saturado, então a SEGA tinha que lançar logo um console para a próxima geração pois até a Nintendo estava correndo atrás de produzir um novo console de 32 bits, e então não havia a necessidade de criar outro add-on para o Mega Drive que estava há 6 anos no mercado. Então para ganhar mais tempo para lançar o Saturn, o 32X é lançado para elevar a potencia do Mega Drive colocar ele no status de videogame reciclado para a nova geração.
A quantidade de jogos lançado para o Sega 32X foi ínfima em relação ao Sega CD, foram apenas lançado 39 jogos para o 32X sendo que cinco foram portados do Sega CD e alguns relançamentos, poucas novidades foram lançadas para o 32X. Um jogo que fiz questão de baixar no meu computador e usar no emulador foi Knuckles Chaotix, bem... na minha opinião o jogo foi muito mal feito e parece que foi feito nas coxas, você não consegue controlar direito os personagens e terminar o jogo é uma tarefa bem dificil, jogo lembra os gráficos da série Sonic The Hedgehog, mas a jogabilidade não lembra em nada dos jogos da série. O acessório nasceu numa época o 32 bits e o 64 bits estava batendo as portas com novos consoles, como 3DO, então não tinha lógica tentar enrolar mais ainda o tempo de vida do Mega Drive, pois a nova geração estava batendo na porta, realmente foi um grande erro da SEGA em lançar o 32x. Então o 32X foi um meio de adicionar mais 16bits num console de 16bits e deu na merda que deu. Eles até coagitaram uma ideia de juntar o Mega Drive + 32X no mesmo console como fez com o CDX, já tinha até um nome: Sega Neptune, mas vendo que não seria muito viável fundir o 32X com o Mega Drive sendo que o 32X não fez muito sucesso, essa ideia foi descartada (ainda bem) pela SEGA e que eles iriam focar no novo console. O 32z foi um acessório de perda de tempo e dinheiro para SEGA e uma forma  de prolongar mais ainda a vida do cansado Mega Drive e tanto muitos projetos de jogos que estava pra ser lançado para o 32x foi portado para o Sega Saturn. 

Mega Drive com o Sega 32X

Sega 32X


Bônus Track

E juntos ele formam o poderoso Megazord! XD

Versão 1


Versão 2




Na próxima postagem teremos a terceira e ultima parte da Historia do Mega Drive. 
Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário